Edital de Seleção Cursinho Gratuito Pré-vestibular Enem 2020




O Cursinho Unifesp Guarulhos - CPPU (Cursinho Popular Pimentas UNIFESP) abre inscrições para processo seletivo de 240 vagas (160 para novos alunos e 80 para veteranos do CPPU de 2019) para o Cursinho Gratuito Pré-vestibular Enem 2020 com início no dia 08 de fevereiro de 2020. O curso será aos sábados das 9h às 17h e terá dois módulos de 4 meses cada (tempo total 8 meses).

Para se inscrever, o aluno deve primeiro fazer a PRÉ-INSCRIÇÃO ON-LINE no site (...) entre o dia 15 de dezembro de 2019 às 23h59min até o dia 29 de janeiro de 2020 às 23h59min.

Depois, somente os inscritos que fizeram a pré-inscrição on-line devem comparecer na CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO DE FORMA PRESENCIAL, no dia 01/02/2020 (sábado), das 9h às 15h, na Unifesp campus Guarulhos (Estrada do Caminho Velho, 333 - próximo ao terminal de ônibus Pimentas/Shopping Bonsucesso) para:
 - Entrega de cópias (conforme item 2.5 do edital) acompanhadas de documentos originais para a seleção;
 - Pagamento de taxa de inscrição de R$10,00.

LISTA DE APROVADOS , com base nas notas do boletim escolar, será divulgada no dia 04/02/2020 no site http://cursinhounifesp-guarulhos.blogspot.com

MATRÍCULA DOS APROVADOS  (1º dia de aula) será no dia 08/02/2020, às 9h (chegar 30 minutos antes, pois não será permitida a entrada depois do horário), na Unifesp Campus Guarulhos (Estrada do Caminho Velho, 333 - próximo ao terminal de ônibus Pimentas/Shopping Bonsucesso).

ATENÇÃO: O inscrito aprovado que não comparecer ou não chegar no horário previsto da matrícula perderá a vaga.

Sobre o Cursinho Unifesp Guarulhos - CPPU:

Fundado há 11 anos, o Cursinho Unifesp Guarulhos - Cursinho Popular Pimentas UNIFESP (CPPU) é um projeto fundado por docentes e discentes da Universidade Federal de São Paulo com o objetivo de trabalhar a educação, cidadania e a cultura em suas diversas manifestações. Os professores do cursinho são discentes e graduados da UNIFESP e outras grandes universidades (Unesp, USP, UMC, Unicamp, UFV, etc.), garantindo assim um índice de 30% de aprovação nos vestibulares das principais universidades.

Coordenação CPPU 2020


EDITAL SELEÇÃO CURSINHO UNIFESP GUARULHOS - CPPU Nº 01.2020

O Cursinho Unifesp Guarulhos - CPPU (Cursinho Popular Pimentas UNIFESP), no uso de suas atribuições regimentais, por meio do presente edital, DIVULGA as datas e os procedimentos normativos para inscrição, seleção e matrícula de ingressantes no PRÉ-VESTIBULAR ENEM 2020 CPPU, oferecidos em regime regular no ano letivo de 2020.

I – DO PÚBLICO ALVO

1.1. Este edital é direcionado aos interessados em ingressar no Cursinho Unifesp Guarulhos CPPU (Cursinho Popular Pimentas UNIFESP) - PRÉ-VESTIBULAR ENEM 2020 com 240 VAGAS (152 vagas de livre concorrência + 08 vagas para pessoas com deficiência + 80 vagas para ex-alunos CPPU de 2019) com duração de 08 meses.  As aulas serão ministradas aos sábados, das 9h às 17h, na Unifesp campus Guarulhos (Estrada do Caminho Velho, 333 - próximo ao terminal de ônibus Pimentas/Shopping Bonsucesso), sendo que a aluna (o) assistirá a 08 (oito) aulas no sábado seguidas de 1h de plantão de dúvidas ou grupo de estudo ou simulado.

1.2. O processo seletivo regulamentado por este edital está aberto aos estudantes que tenham concluído o ensino médio ou estejam regularmente matriculados no 3º ano do ensino médio.

1.3. A admissão ao curso será feita mediante classificação no processo seletivo objeto deste edital, com aproveitamento de candidatos classificados, até o limite das vagas fixadas.

1.4. Os resultados do processo objeto deste edital serão válidos somente para o período indicado no item 2.2.

II – DAS INSCRIÇÕES

2.1. Todos os inscritos devem fazer a Pré-inscrição On-line e depois a Confirmação da Inscrição de Forma Presencial.

2.2. O período de inscrição compreende:
a)  A Pré-inscrição On-line entre o dia 15 de dezembro de 2019 às 23h59min até o dia 29 de janeiro de 2020 às 23h59min no site
b) A Confirmação da Inscrição de Forma Presencial (somente para os inscritos que fizeram a pré-inscrição on-line) no dia 01/02/2020 (sábado), das 9h às 15h na Unifesp campus Guarulhos (Estrada do Caminho Velho, 333 - próximo ao terminal de ônibus Pimentas/Shopping Bonsucesso) para entrega de documentos, conforme item 2.5, e pagamento de taxa de inscrição, conforme item 2.3

2.3. No dia da Confirmação da Inscrição de Forma Presencial, o inscrito pagará a taxa de inscrição de R$10,00

2.4. O processo de Confirmação da Inscrição de Forma Presencial é feito pelo interessado juntamente com a presença do responsável (no caso de inscritos menores de 18 anos).

2.5. Os documentos (cópias, juntamente com o original) necessários para Confirmação da Inscrição de Forma Presencial e Seleção  devem ser entregues, no dia  01/02/2020 (sábado), das 9h às 15h, na Unifesp campus Guarulhos (Estrada do Caminho Velho, 333 - próximo ao terminal de ônibus Pimentas/Shopping Bonsucesso), são:
a) 01 Cópia do RG do inscrito e
b) 01 Cópia do Comprovante de residência;
c) 01 cópia do histórico escolar do ensino médio (inscritos com o ensino médio concluído) ou o comprovante original de matrícula do 3º ano do ensino médio (para inscritos que cursarão o 3º ano do ensino médio em 2020);
d) Aos inscritos SEM HISTORICO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO:
- Boletim ORIGINAL de notas e faltas do 1º e 2 º ano do Ensino Médio (somente para alunos do 3º ano do ensino médio);
- Boletim ORIGINAL de notas e faltas do 1º, 2 º e 3º ano do Ensino Médio (somente para alunos que sejam recém-formados e não tenham ainda o histórico do ensino médio);
         e) Cópia do desempenho do ENEM 2017, somente para ex-alunos do Cursinho Unifesp Guarulhos – CPPU de 2019.
f) Laudo médico com CID para inscritos das vagas reservadas para pessoas com deficiência.

2.6. Não serão aceitas inscrições ou documentação fora do período estabelecido neste edital.

2.7. O preenchimento incorreto, incompleto ou ilegível da ficha de inscrição ou a falta de qualquer documento exigido neste edital implica na anulação da referida inscrição.

III – DAS VAGAS

3.1. As vagas oferecidas estão distribuídas conforme item 1.1 do presente edital.  Com 5% de vagas (08 VAGAS) da ampla concorrência reservadas para pessoas com deficiência.

IV – DA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

4.1. A seleção dos candidatos da ampla concorrência será feita através da análise das informações contidas no histórico escolar do ensino médio e no Boletim de notas e faltas do 1º, 2 º e 3º ano do Ensino Médio, conforme a situação do candidato do item 2.1.

4.2. A classificação dos candidatos dar-se-á em ordem decrescente (da maior para a menor nota), a partir da média aritmética das notas, computada com duas casas decimais, considerando as seguintes matérias: Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira, Física, Matemática, História, Geografia, Química e Biologia.

4.3. Para o cálculo da média aritmética serão utilizadas as notas do terceiro ano do ensino médio. Caso o candidato não tenha cursado uma das matérias relacionadas no item 4.2 no terceiro ano do ensino médio ou não tenha cursado esse ano, será considerada a nota obtida no segundo ano. Não tendo o candidato cursado a disciplina no segundo ano, será considerada a nota do primeiro ano.

4.4. Em caso de apresentação de níveis diferentes da escala de 0 (zero) a 10 (dez) no histórico escolar, a conversão para o sistema decimal será feita da seguinte forma:
      a) se fornecida tabela de conversão de níveis pela própria escola, será usada essa tabela para cômputo das notas;
      b) se não fornecida tabela de conversão, será aplicada uma das seguintes regras:
      (1) para escala de níveis expressos entre 0 (zero) e 100 (cem), o conceito será divido por 10 (dez);
      (2) para escala de níveis expressos em outros sistemas, serão aplicadas as seguintes fórmulas:
      intervalo = 10 / quantidade de níveis
      limite inferior do menor nível = 0
      limite superior do menor nível = intervalo
      limite inferior do nível n = limite superior do nível n-1 + 0,01
      limite superior do nível n = limite superior do nível n-1 + intervalo
     A nota final será a média aritmética entre os limites superior e inferior do nível.

4.5. A classificação dos candidatos será feita de acordo com as vagas oferecidas.

4.6. Em caso de empate na pontuação entre os candidatos, será aplicada como critério de desempate, as maiores notas em Português, depois em Matemática e, por fim, o inscrito de maior idade.

4.7. Os Ex-alunos de 2019 serão classificados pelo desempenho do Enem 2019 e devem ter pontuação mínima de 450 em cada área do conhecimento e redação para poderem concorrer as vagas disponíveis.

4.8. Caso não haja o preenchimento das vagas destinadas as pessoas com deficiência, essas vagas serão disponibilizada para a classificação da ampla concorrência.

V – DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

5.1. Os resultados dos inscritos aprovados no processo seletivo será divulgado, no dia 04/02/2020, no site 
http://cursinhounifesp-guarulhos.blogspot.com

VI – DA MATRÍCULA E INÍCIO DE AULAS
Matrícula é o estabelecimento de vínculo do candidato com o CPPU, decorrente de classificação obtida em processo seletivo.

6.1. A matrícula só se efetivará com a presença do candidato e de responsável legal (para menores de 18 anos) na aula inaugural (primeiro dia de aula) que ocorrerá no dia 08/02/2020, às 9h, na Unifesp campus Guarulhos (Estrada do Caminho Velho, 333 - próximo ao terminal de ônibus Pimentas/Shopping Bonsucesso).

6.2. Em nenhuma hipótese será permitida a matrícula sem a presença do candidato e seu responsável (este somente para alunos menores de 18 anos), sendo considerada nula, para todos os efeitos, a classificação do candidato.

6.3. Os candidatos selecionados deverão efetuar matrícula, impreterivelmente, na data, horário e local, conforme o item 6.1. Não sendo permitida a entrada de nenhum inscrito aprovado após o horário.

6.4. O processo de matrícula exige:
    a) presença do candidato e de representante legal, caso o candidato aprovado possua idade inferior a 18 anos.
    b) presença do candidato, caso possua idade igual ou superior a 18 anos.
    c) assinatura do Termo de Compromisso de Presença no final da aula inaugural do candidato ou representante legal.

6.5. Perderá o direito à vaga obtida, o candidato que:
    a) não comparecer para matrícula na data, horários e local estabelecido no item 6.1;
    b) deixar de apresentar qualquer um dos documentos relacionados no item 2.1;
    c) deixar de cumprir os procedimentos e disposições gerais descritos neste edital.
    d) Não cumprir no decorrer do curso o Termo de Compromisso de Presença (TCP).
        (1) Ao assinar o TCP, o aluno ou seu representante legal ficam cientes que aquele estudante que faltar sem justificativa no decorrer do curso PERDERÁ A VAGA. Os candidatos não classificados no limite das vagas iniciais em oferta, observada rigorosamente a classificação, serão convocados para as vagas dos estudantes que não cumpriram o TCP.
        (2) O termo de Compromisso de Presença (TCP), ainda considera como falta:
          - A saída do estudante antes do termino do horário das aulas sem justificativa;
          - O não cumprimento das atividades básica do curso sem justificativa. 

6.6. O candidato que não proceder à respectiva matrícula no dia indicado será considerado desistente, sendo convocado, para sua vaga, por ordem de classificação, o candidato subsequente, o qual deverá efetuar sua matrícula nas datas e horários previstos ou a serem divulgados pelo CPPU.

VII – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1. O candidato deve observar que:
   a) ao preencher a ficha de inscrição, declara-se ciente e de acordo com todas as normas estabelecidas neste edital, acatando todas as decisões tomadas pelo CPPU;
   b) em virtude da natureza deste processo seletivo, em nenhum caso haverá revisão ou recontagem de médias;
   c) caso sejam verificadas irregularidades em qualquer documento apresentado na inscrição. Esta será imediatamente cancelada. Os documentos irregulares apresentados serão encaminhados à Procuradoria Geral da Prefeitura de Guarulhos para a tomada de medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis;
   d) após esgotado todo o processo de matrícula, se houver vagas remanescentes entre as vagas iniciais ofertadas para o processo seletivo objeto deste edital, poderão ser convidados a preenchê-las os candidatos não classificados no limite das vagas iniciais em oferta, observada rigorosamente a classificação;
   e) casos omissos serão resolvidos pela coordenação do CPPU.


Guarulhos, 10 de dezembro de 2019.
 Cursinho Unifesp Guarulhos - CPPU (Cursinho Popular Pimentas UNIFESP)

Dúvidas e informações: 
e-mail: cppu.unifesp@gmail.com 

0 Comentários